-   -
-
 
-
Introdução As Regras A Quadra A Bola A Raquete

As regras mundiais do Squash - Individual

Devido a falta de padronização no começo de sua história, o squash acabou sofrendo variações no tamanho da quadra, na composição da bola e no seu sistema de pontuação.

Em todo o resto do mundo, o squash seguiu o padrão inglês, isto é, quadras mais largas, bola mais macia e contagem até 9 pontos. Este passou a ser considerado o padrão internacional e foi a partir dele que o squash se desenvolveu.

O squash estava dividido em dois, o "softball" que era o padrão internacional e o "hardball" que era o padrão americano. Cada um com o seu sistema de pontuação.

A partir de meados dos anos 80, o squash passou a ter dois sistemas de pontuação para o padrão internacional, jogado com bola macia e quadras mais largas. De um lado a regra oficial da World Squash Federation (WSF) e todos os torneios da Women International Squash Federation (WISPA), órgão que coordena o circuito mundial feminino de squash, utilizando o sistema de 9 pontos com vantagem, de outro a Professional Squash Association (PSA), seguindo o sistema de 15 pontos sem vantagem.

Nunca é demais lembrar que o sistema oficial de contagem para o squash de acordo com as regras do esporte sancionadas pela WSF é o de 9 pontos com vantagem e esse é o sistema utilizado nos campeonatos oficiais tanto no Brasil como no resto do mundo. O sistema de 15 pontos aparece como apêndice nas regras sendo uma alternativa aceitável como sistema de contagem.

A WSF criou uma força tarefa com o intuito de acabar com as divergências existentes e passar um bom sinal para o Comitê Olímpico Internacional. Os resultados devem ser apresentados no encontro anual da organização em 2003 e a revisão das regras prevista para 2005 já deve contar com um sistema unificado de contagem.

 

    As Regras
1 O Jogo
2 "Score" (Contagem de pontos)
3 Pontos
4 Saque
5 Bom retorno
6 Continuidade do jogo
7 Como vencer as jogadas
8 Atingindo o adversário com a bola
9 Outras tentativas para golpear a bola
10 Apelos
11 Interferência
12 "Lets"
13 A bola
14 Aquecimento
15 Contusão
16 Conduta em quadra
17 Controle da partida
18 Deveres do marcador
19 Deveres do árbitro
 
Copyright - Escola Mineira de Squash - Tel: (31) 3344-5360